RSS

Garanhuns e o saldo político para 2012 – I

07 nov

 artDecoNE_3

Terminada as Eleições de 2010, Garanhuns têm um saldo político bastante característico. Observa-se em primeiro lugar o fortalecimento político do Prefeito LUIZ CARLOS que, vestindo a camisa da chapa completa, o prefeito foi às ruas com amigos e correligionários na tentativa de conseguir a maioria dos votos dos garanhuenses para os seus candidatos (Dilma, Eduardo Campos, Armando Monteiro, Humberto Costa, Jorge Corte Real e Izaías Régis). A estratégia deu certo: os candidatos que apoiou tiveram uma expressiva votação em nosso município, conseguindo se eleger com um excelente percentual de votos. Com saldo positivo nos resultados eleitorais de 2010, o “Prefeito Pé Quente” ainda tem dois anos de mandato, podendo conseguir apoio suficiente para inúmeros projetos que beneficiem a população garanhuense.

Seguindo a linha do prefeito, o Deputado Estadual IZAÍAS RÉGIS sagrou-se vitorioso nessas eleições pois, além de retornar à assembléia legislativa estadual, obteve um aumento de quase 50% em sua votação nas urnas de Garanhuns, com relação à eleição passada. De acordo com analistas políticos locais, tem-se duas explicações: alguns dizem que esse aumento de votos deve-se ao apoio do Prefeito Luiz Carlos; outros dedicam esse fato ao próprio Izaías.

Já na Casa Raimundo de Morais, o apoio de alguns vereadores a candidatos na esfera Estadual e Federal deixam os mesmos em situação bastante confortável. Vejamos:

Os vereadores DIMAS CARVALHO e MARCELO MARÇAL alçaram vôos em direção oposta ao prefeito Luiz Carlos. Apoiando o jovem LEONARDO DIAS, esses dois vereadores cercaram-se de apoio de lideranças locais e seu candidato além de eleito, foi o terceiro candidato mais votado em Garanhuns. O Vice-Prefeito ALMIR PENAFORTE abraçou a campanha de Leonardo e Maurício Rands ao lado de Dimas Carvalho e Marcelo Marçal.

Os vereadores ARY e GERSINHO FILHO, apoiando os candidatos Izaías Régis e Jorge Corte Real, ficando ao lado do grupo do prefeito e demonstrando grande força política em suas bases eleitorais, fortaleceram-se em seu grupo político.

O também vereador SIVALDO ALBINO que, candidato a Deputado Estadual obteve a segunda colocação nos resultados em Garanhuns teve o apoio do ex-prefeito SILVINO DUARTE que, segundo os comentários políticos locais, esse apoio foi decisivo na votação de Sivaldo.

O vereador LUCENA, mais conhecido como “Capitão Lucena”, também ousou com sua candidatura. Sua votação foi inexpressiva, o que poderá trazer-lhe problemas políticos futuros. Os demais vereadores também emprestaram seus nomes para diversos candidatos, porém não foram citados pelos comentários políticos pós eleições em Garanhuns. Talvez o grande motivo para isso tenha sido o grande foco dado às campanhas dos candidatos acima citados.

Saindo da Casa Raimundo de Morais e enveredando para as campanhas dos candidatos ao Congresso Nacional: JOÃO GUIDO e PAULO CAMELO, temos dois fatos políticos bem distintos. Os “engenheiros candidatos” tiveram histórias bastante distintas nos resultados das urnas: João Guido com uma votação excelente, dado a boa visualização que sua campanha conquistou junto à população local e, Paulo Camelo como o eterno candidato de Garanhuns ainda não convenceu os cidadãos garanhuenses a cerca de seus projetos políticos e ideologia partidária. 

Diante desse quadro, podemos pensar que para a sucessão ao Palácio Celso Galvão em 2012 já temos mais três novos grupos políticos que, sozinhos ou com alianças, poderão dar o que falar em nosso meio político com grupos já existentes.

About these ads
 
Deixe um comentário

Publicado por em 07/11/2010 em Sem categoria

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 757 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: